sexta-feira, novembro 12, 2010

EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS , terceiros anos.


Uma volta ao passado. Os alunos dos 3º anos da Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler realizaram na última sexta-feira (12) a 1ª Mostra de Objetos Antigos. No ginásio de esportes do colégio foi montada uma exposição de artefatos que pertenceram aos avôs e bisavós dos estudantes. No mesmo dia as crianças também participaram de um bate-papo com a professora e uma das filhas de Willy Barth, Ana Beatriz Barth Costamilan.
Na exposição os visitantes tiveram a oportunidade de conferir de perto os ferros de passar roupas, caldeirões de ferro, máquina de moer carne, louças, máquina fotográfica, televisão, telefones, rádios, quadros de formatura, relógios, discos de vinil, máquina de costurar, máquina de escrever, lampião, secador de cabelo, livros, fotografias, moedas, vestido de noiva, bicicleta, entre outros objetos que fizeram parte do passado. A aluna Sabrina Ilone (9) inovou e expôs uma tesoura de cortar cabelo que pertenceu ao avô. “Veio da Alemanha e ele guardou essa lembrança”, disse.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Nara Denise, a Mostra foi realizada pela primeira vez pela instituição de ensino. “Neste primeiro ano, que iniciou timidamente, convidamos somente as famílias dos alunos. Para o próximo ano pretendemos abrir para visitação de outras escolas e a comunidade do bairro”, frisou.
BATE-PAPO – Segundo a professora do 3º ano, Rosana Zeni Rocha, antes do bate-papo com a filha de Willy Barth, as crianças elaboraram em sala de aula algumas questões para perguntar a palestrante. “Cada turma escolheu dez perguntas para que a Beatriz respondesse. São perguntas, às vezes, bem ingênuas, mas que fazem parte da curiosidade deles como, por exemplo, as brincadeiras da infância da Beatriz, se ela tem filhos, se é casada, entre outras. Quando se fala em história de Toledo se lembra do Willy Barth e as crianças sabem da importância dele na história do município, que foi resgatada hoje”, destacou.
Beatriz ficou contente com o convite e ter a chance de estar mais uma vez em sala de aula falando com as crianças. “Eu sempre adorei brincar de ser professora quando era criança. Depois fiz magistério e acabei lecionando durante muitos anos. Aqui está sendo uma volta ao passado que estou adorando reviver. Todo mundo pensa que Willy Barth é muito velho; ninguém imagina que ele tem a mulher viva e as filhas também”, contou.
Da Redação
TOLEDO- fonte jornal do oeste.

O MUSEU É HISTÓRIA
COM A HISTÓRIA COMPREENDEMOS O PRESENTE E PODEMOS VISUALIZAR E PLANEJAR O FUTURO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário