segunda-feira, outubro 04, 2010

Alunos da escola Ari Arcássio Gossler com o prefeito de Toledo


Os alunos do terceiro ano da Escola Ecológica Ari Arcássio Gossler, fizeram uma visita ao prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, na tarde de quarta-feira, 29, no auditório da prefeitura. Segundo a professora, Cláudia Orso, o objetivo dos alunos era, além de conversar com o prefeito, discutir melhorias para a escola. Elas entregaram uma carta feita por elas com sugestões do que querem que seja modificado na escola. “Foram discutidos em sala de aula o formato da carta e a importância da cidadania”, complementa.
Para o prefeito é muito importante começar a exercer a cidadania desde cedo. “Graças a uma carta feita por alunos da mesma escola que vocês estudam que foi construído o pombal no lago. Vocês têm o direito de dar a opinião de vocês e pedir melhorias. Uma maneira prática de conseguir recursos para a escola é pedir para os pais ir nas reuniões do Orçamento do Povo”, explica o prefeito.
Entre os pedidos feitos pelos alunos estavam: reforma da calçada em frente ao colégio que foi destruída no vendaval e dificulta o acesso de transportes na escola; um jardim; troca da fiação elétrica para trifásico para comportar a instalação de ar condicionado; pintura interna e substituição das pedrinhas por grama no parquinho. A aluna Stefane Carolina Gufer Lewandowiski, de nove anos, foi quem escreveu a carta ao prefeito. “Todos nós escrevemos uma carta cada um, as professoras discutiram em sala os assuntos e no final foram somadas as ideias de todos para a produção desta. Se eu tivesse que escolher um assunto para escrever para o prefeito, pediria para ele a colocação de uma academia da terceira idade no bairro Santa Maria”, diz a aluna.
Segundo a professora Cristiane Lomeu, o formato da carta é um dos temas pedagógicos trabalhados no terceiro ano, e para incentivar os alunos a exercer a cidadania, foram instruídos a fazer a carta. “Nosso objetivo não era só ensiná-los como é feita uma carta, porém também mostrar que eles podem mostrar a opinião deles e pedir melhorias para a escola”, afirma.
“No site da prefeitura há todas as informações que vocês querem saber sobre o município, há também a opção “fale com o prefeito”, caso vocês ainda tiverem perguntas e sugestões, podem mandar que o que for possível do poder público a gente irá atender”, finaliza o prefeito.

Um comentário: